LOGO SITE1.jpg

Artigo da candidata a vice-governadora pela Rede Sustentabilidade, Regina Santos

05 Outubro 2018 14:17:00

No Brasil, o turismo é um setor fundamental para a economia e que cresce a cada dia em várias regiões do país. As nossas principais vantagens competitivas para o desenvolvimento de uma indústria turística são os nossos recursos naturais e culturais. Especialmente no território catarinense, uma soma de contrastes de ambientes, uma arquitetura rica, gastronomia e cultura diversificadas, resultado de uma peculiar combinação de nacionalidades. Faça frio ou sol, Santa Catarina oferece roteiros turísticos para o ano inteiro. O desafio está em promover o nosso turismo como uma atividade econômica sustentável, de forma a satisfazer as necessidades dos visitantes, indústria, meio ambiente e comunidades anfitriãs (OMT).

Através da gestão participativa e integrada, é possível desenvolver a sensibilidade para a necessidade do equilíbrio entre o desenvolvimento da atividade turística, a preservação e conservação do meio ambiente e os valores socioculturais que caracterizam os destinos turísticos. Através deste diálogo democrático, podemos vencer o desafio de conciliar interesses públicos, privados e das comunidades locais, alcançando a responsabilidade de todos os envolvidos com ações que sejam socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas.

Para que esse ideal seja atingido, é necessário, necessário, entre outras coisas, o planejamento compartilhado do setor; a promoção da educação e da capacitação permanente de mão de obra com base no pensamento sustentável; o incentivo ao desenvolvimento das várias vertentes possíveis no setor; a avaliação contínua dos impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos e destinos turísticos, com a devida correção quando necessário; e o incentivo e apoio adequado para as micro e pequenas empresas de modo a garantir que aquelas ligadas ao turismo prosperem e sejam sustentáveis.

Em Santa Catarina já há uma elevada exploração de alguns destinos e práticas turísticas, enquanto outros não recebem o devido apoio. Turismo de natureza, turismo rural e ecoturismo são modalidades consideradas mais sustentáveis, pois se desenvolvem em harmonia com o ambiente. E nosso estado tem muito a explorar nesses segmentos
Nós, da Rede, defendemos a implantação de políticas públicas para o Turismo Sustentável e para a sustentabilidade do turismo.  E estamos aptos para cumprir essa tarefa.




O projeto Cobertura Eleições SC 2018 - Jornais Impressos e Digitas, é realizado em parceria pela Associação dos Jornais do Interior (Adjori-SC) e Associação de Diários do Interior (ADI-SC), com a participação da Rede Catarinense de Notícias (rcnonline.com.br) e do SCPortais de Notícias (scportais.com.br), além de veículos independentes. O projeto prevê a participação dos candidatos a vice-governador (a) por meio de artigos, publicados em ordem alfabética. Foram apresentados três temas. O tema escolhido por ela foi "Meio ambiente, turismo e desenvolvimento sustentável".



Liberdade1.jpg
i10^cimgpsh_orig.jpg

Avenida Getúlio Vargas, 1400 – Sala 01 – Centro – Abelardo Luz/SC
CEP: 89830-000
Fone: (49) 3445-5773
E-mail: ofalcao@brturbo.com.br