LOGO SITE1.jpg

Escola Cacique Karenh realiza 1º Mostra Cultural

04 Maio 2018 16:09:00

Com o objetivo de mostrar, divulgar e incentivar as crianças e a comunidade, às praticas culturais e com o intuito de fortalecer a cultura através do trabalho escolar, a Escola Cacique Karenh Toldo Imbu de Abelardo Luz realizou na sexta-feira, dia 04 de maio, a 1º Mostra Cultural. Através dos alunos, coordenação pedagógica, professores, funcionários e APP foram desenvolvidas atividades que valorizem e divulgue a cultura do local. Durante o dia foram realizadas apresentações culturais, danças, desfile, jogos tradicionais, almoço com comidas típicas e tradicionais da cultura indígena Kaingang. Também esteve presente o grupo de dança da escola indígena de Palmas - PR.
Entre as comidas típicas feitas no local foram a fua (planta colhida na mata e cozida na água com banha e sal. Também usada como antibiótico no tratamento de infecção urinária e rim"; êmi (água, sal e farinha. A massa é espalhada em camadas finas, enroladas e folhas de bananeira e cozida na cinza); batata assada na cinza; mandioca; tatu assado no espeto de pau; peixe assado.
Também foram expostos chás medicinais, entre eles, marcela, cipó melome, cidreira e xaropes feitos com as ervas medicinais ainda usados pelo povo indígena.
 O diretor da Escola Cacique Karenh Toldo Imbu destacou a importância do evento e o resgate da tradição cultural da aldeia. "Queremos que os alunos fiquem mais motivados e que aconteça a confraternização entre o povo. Procuramos mostrar o máximo possível de comidas típicas e chás medicinais, porém algumas plantas não é época, mas fizemos o possível. Para nós é muito importante mostrar a nossa cultura".
A Escola Cacique Karenh está localizada na área Indígena Toldo Imbu e atende cerca de 70 alunos do Ensino Infantil, 1° ao 5º ano e o Ensino de Jovens e Adultos - Eja. Altair explica que a língua kaingang e a cultura são bastante praticadas em sala de aula. "Temos professor de língua Kaingang onde são ofertadas várias atividades. O professor de história também resgata os fatos da época e desenvolve tarefas".
    O diretor também agradeceu todos que de alguma forma colaboram para o sucesso do evento. "Gostaria de agradecer a Administração Municipal, vereador Fabrício Zorzi, professora Rosane Gotardo, coordenador regional da Funai João Roque, Cesab/Estácio, vereador Germino Gotardo, Rildo Mendes, Dito Papini e todos que participaram, tornando esse evento um sucesso".
    O coordenador regional da Funai João Maria Roque, enalteceu a importância do evento. "Momento único, onde as pessoas estão conhecendo um pouco mais sobre a cultura indígena. Foi um dia também para relembrar as lutas desta comunidade, sempre mantendo a cultura viva. Parabenizar os organizadores pelo evento".
    O cacique da Área Indígena Toldo Imbu Albani Lucas, relatou que este foi o primeiro evento desta natureza. "É o primeiro evento dessa natureza que acontece aqui na reserva. Também é uma forma da comunidade de Abelardo Luz reconhecer que somos indígenas, mostrando a nossa cultura".


Imagens



Liberdade1.jpg
i10^cimgpsh_orig.jpg

Avenida Getúlio Vargas, 1400 – Sala 01 – Centro – Abelardo Luz/SC
CEP: 89830-000
Fone: (49) 3445-5773
E-mail: ofalcao@brturbo.com.br