LOGO SITE1.jpg

Alunos da Escola José Maria terão aulas do Projeto Sanitarista Junior da CIDASC

Os alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal José Maria terão aulas de Educação Sanitária e Defesa Agropecuária durante o Ano Letivo de 2019. A novidade será incluída nas atividades escolares por meio do Projeto Sanitarista Junior, que será desenvolvido através de parceria entre a Secretaria de Educação e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC).
A iniciativa busca promover a mudança de atitudes e comportamentos frente aos problemas sanitários desde o período escolar, melhorando direta e indiretamente a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente.
"O projeto começa junto com o ano letivo. Vamos começar com uma escola e se o projeto der certo vamos para levar para outras escolas do município. O projeto trabalha diretamente com o envolvimento e a capacitação do aluno na área sanitária animal e vegetal. São temas voltamos ao meio rural, onde o aluno está inserido para que ele tenha condições de levar novos conhecimentos para sua família", destacou o gerente regional da Cidasc, Volmir Frandaloso.
Em sala de aula, os alunos irão aprender ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, que visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais. As aulas serão ministradas por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas, juntamente com os professores das escolas que serão capacitados.
Os encontros serão realizados a cada 20 dias com duração de aproximadamente duas horas cada aula. Todos os alunos receberão uma cartilha didática com temas sobre bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, o trabalho desenvolvido pela Companhia em diferentes áreas, entre outros.
Com as vivências do projeto, busca-se fazer com que as crianças se tornem multiplicadoras das ações de defesa como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.
"Optamos começar esse projeto pelas escolas do interior. Será uma escola por ano. Por isso, vamos começar este ano com a escola com o maior número de alunos, que é a Escola José Maria, onde temos aproximadamente 320 estudantes. Para o ano que vem, caso tenha sequência o projeto, partiremos para outra escola do interior que será a escola 25 de Maio", explicou a secretária de Educação Eliane Cantele.


Assessoria de Imprensa


Imagens


Liberdade1.jpg
i10^cimgpsh_orig.jpg

Avenida Getúlio Vargas, 1400 – Sala 01 – Centro – Abelardo Luz/SC
CEP: 89830-000
Fone: (49) 3445-5773
E-mail: ofalcao@brturbo.com.br