LOGO SITE1.jpg

Aulas na rede estadual e municipal de ensino de Abelardo Luz começam dia 11 de fevereiro

A Secretaria de Estado da Educação, bem como a Secretaria Municipal de Educação de Abelardo Luz definiram que o Calendário Escolar para o ano letivo 2019 terá o início das aulas dia 11 de fevereiro e o término em 16 de dezembro. A  legislação determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas-aula.
O alinhamento dos calendários das redes estadual e municipal é importante para desenvolver melhor as ações relativas ao transporte escolar e à formação continuada dos profissionais da educação, principalmente daqueles que atuam nas escolas do Estado e também do Município. A sincronia colabora ainda na organização das atividades das famílias que têm filhos em ambas as redes de ensino.
O diretor da Escola Estadual Professor Anacleto Damiani de Abelardo Luz, Daniel da Silva explicou que os trabalhos internos já retornaram no dia 21 de janeiro. "Esse primeiro momento é para nós organizarmos a casa, onde a equipe de limpeza já está preparando as salas de aulas para melhor receber os alunos e a equipe administrativa inicia o processo de contratação dos professores efetivos e temporários, bem como a organização das aulas".
Daniel destaca que a expectativa é que cerca de 600 alunos frequentem o educandário. "Serão atendidos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio. No período vespertino também serão atendidos alunos do SAED - Sala de Apoio aos Alunos com Deficiência, somente para os alunos que frequentam a Rede Estadual de Ensino. Turmas do ensino médio também serão atendidas no período noturno, levando em consideração que para o aluno estudar pela parte da noite é necessário ter completado 16 anos ou estar no Programa Jovem Aprendiz".
A principal orientação deixada pelo diretor Daniel é que os pais acompanhem seus filhos. "Percebemos nos últimos anos muitos adolescentes e jovens carentes de acompanhamento individual, principalmente com problemas psicológicos. Vamos organizar juntamente com os órgãos competentes uma equipe para acompanhar esses alunos. Orientamos os pais que acompanhem seus filhos, onde muitas fezes o problema é relacionado à própria família, então precisamos trabalhar em conjunto. Quando um pai for chamado é porque realmente ele precisa vir até a escola".
Já na Rede Municipal de Ensino, segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esporte de Abelardo Luz, Eliane Cantelle, os trabalhos administrativos iniciaram no dia 16 de janeiro e gradativamente os trabalhos retornam nas escolas. "Nas escolas, os gestores já retornaram também para iniciarmos os trabalhos para o ano letivo 2019. Já estamos com o ano letivo organizado", explicou.
Eliane comenta serão necessários aproximadamente 150 professores efetivos e em torno de 30 professores remanescentes para atender a demanda do município. "Vamos iniciar o ano com um total de 2.577 alunos, incluindo desde creches até os anos finais, sendo que esse número ainda pode ser alterado".
 



Liberdade1.jpg
i10^cimgpsh_orig.jpg

Avenida Getúlio Vargas, 1400 – Sala 01 – Centro – Abelardo Luz/SC
CEP: 89830-000
Fone: (49) 3445-5773
E-mail: ofalcao@brturbo.com.br