LOGO SITE1.jpg

Mutirão de limpeza e de combate a dengue é realizado no bairro Santa Luzia

31 Janeiro 2019 09:10:00

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na quarta-feira (30), mais um mutirão de limpeza da campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Desta vez o alvo foi o bairro Santa Luzia, onde foi encontrado vários pontos com lixo acumulado próximo das residências, além de recipientes com água e larvas que foram coletadas para análise laboratorial. .
O principal objetivo da campanha é evitar o aumento do número de focos em toda cidade, onde já foram detectados mais 30 pontos de criação do mosquito, que transmite não apenas a dengue, mas também a febre amarela, a chikungunya e o zika vírus.
A ação preventiva foi desenvolvida pelos agentes de Endemias, agentes comunitários de Saúde e voluntários de algumas entidades parceiras. O mutirão também contou com apoio dos servidores da Secretária de Infraestrutura e Serviços Urbanos que fizeram o recolhimento de lixo e entulhos das ruas.
"Infelizmente a situação é critica no município. Estamos fazendo os mutirões de combate encontrando muito lixo nos terrenos. A população ainda não está ciente do que ela precisa realmente fazer com relação aos focos do mosquito. O número é alarmante, sendo necessário engajamento de todos para evitar o risco de infestação", alertou a enfermeira responsável pelo Setor de Epidemiologia, Rosane Ribeiro.

Dicas para evitar criadouros do mosquito
- Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.
- Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública.
- Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública.
- Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo.
- Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum.
- Seque as áreas que acumulem águas de chuva.
- Tampe as caixas d'água.


Assessoria de imprensa



Imagens



Liberdade1.jpg
i10^cimgpsh_orig.jpg

Avenida Getúlio Vargas, 1400 – Sala 01 – Centro – Abelardo Luz/SC
CEP: 89830-000
Fone: (49) 3445-5773
E-mail: ofalcao@brturbo.com.br