LOGO SITE1.jpg

TSBE entrega centro de eventos para área Indígena Xapecó

22 Março 2018 00:05:00

Buscando a valorização da Cultura Indígena e com o intuito de promover a qualidade de vida do povo da Terra Indígena Xapecó, interior de Ipuaçu, no sábado dia 17 de março, a Transmissora Sul Brasil de Energia (TSBE) entregou o Centro de Eventos para a comunidade de Barro Preto em atendimento ao Plano Básico Ambiental (PBA), Terra Indígena Xapecó.
O Centro de Eventos faz parte do atendimento ao Plano Básico Ambiental para a compensação ambiental da implantação da LT 525 kV Salto Santiago - Itá C2. Além disso, o projeto perdurará por cerca de três anos, onde serão desenvolvidos Programa de Recuperação Ambiental com Sistemas Agroflorestais; Programa de Apoio à Infraestrutura Indígena e Fomento à Geração de Renda; Programa de Educação Ambiental; Programa de Comunicação Social e Programa de Gestão do Plano Básico Ambiental.
O Diretor Administrativo Financeiro da Transmissora Sul Brasil de Energia, Jailson Lima da Silva explicou que o mais importante é a integração que está sendo dada para a área indígena. "Este centro de eventos que entregamos para a comunidade Guarani mostra que é possível ser feito. Estão sendo investidos na comunidade cerca de R$ 2 milhões. É um trabalho de formação profissional, onde estamos criando grupos de trabalho na reserva indígena. O trabalho não se restringe somente ao centro de eventos. Fontes de água também estão sendo recuperadas e juntamente com a Unochapecó estaremos desenvolvente o plantio e comercialização de ervas medicinais. Essa área tem um potencial enorme nisso e isso significa trabalho e renda. O trabalho aqui não encerra hoje, a duração é de três anos", relata Jailson.
João Maria Roque, coordenador da Funai na Região Sul relatou que o centro de eventos está centralizado na aldeia Barro Preto, há cerca de 2km do município de Entre Rios, por isso, toda comunidade será beneficiada. "Com certeza a comunidade irá desenvolver muitas atividades no local. Barro Preto é um local onde não possui escola, posto de saúde e a construção desse centro de eventos já é um bom início".
  O trabalho iniciou em agosto de 2017. "Estamos entregando a primeira etapa, considerada a mais importante que era trazer água para as famílias. Podíamos verificar fontes de água com lixo e intoxicadas e as pessoas consumindo. Resolvemos recuperar essas fontes de modo rápido para que as pessoas consumissem água de qualidade. Agora seguimos com a etapa da educação, ensinando eles a proteger, cuidar e preservar. Serão 28 hectares de área ambiental recuperada dentro da área indígena, aonde não vamos apenas ensinar plantar árvores, mas dar frutos para a comunidade. Nosso objetivo é englobar o máximo de pessoas possível para que venham valorizar o que tem na reserva", relata Gustavo Barreto, diretor de habitação e obras do instituto contratado para desenvolver o projeto.
O Deputado Federal Mauro Mariani esteve presente no ato e auxiliou na liberação e buscou algumas outras ações. "Estou levando mais uma série de pedidos encaminhados pelo cacique. Me coloco sempre à disposição para ajudar especialmente os povos indígenas".
O cacique da área indígena Osmar Barbosa enalteceu que a obra não é somente para a Aldeia Barro Preto. "Toda comunidade indígena que precisar, tem o direito de usar. Foi construído aqui para fortalecer a própria comunidade, é um incentivo para as famílias permanecerem no local. Foram muitas melhorias e vejo a alegria, principalmente das crianças. Também já foram recuperadas 19 fontes de água, recuperação da área florestal, entre outros. São ainda muitas coisas boas que serão realizadas dentro da comunidade. Me sinto feliz poder fazer parte dessa conquista".


Imagens

Liberdade1.jpg
i10^cimgpsh_orig.jpg

Avenida Getúlio Vargas, 1400 – Sala 01 – Centro – Abelardo Luz/SC
CEP: 89830-000
Fone: (49) 3445-5773
E-mail: ofalcao@brturbo.com.br